Federação de Patinação ganham utilidade pública

Em votações unânimes, nesta terça-feira (13), os vereadores de Curitiba declararam de utilidade pública a Federação Paranaense de Patinação (Fepp) e a organização Quadradinhos do Amor, pelo trabalho social que realizam. A declaração de utilidade pública é regulamentada, em Curitiba, pela lei municipal 13.086/2009. A norma coloca como condições que haja prestação de serviços de interesse da população, sede na cidade, documentação em dia e relatório de atividades. O documento é exigida pelo Poder Público para a realização de convênios, por exemplo.

Indicada pelo vereador Professor Silberto (PMDB), a Fepp tem realizado aulões gratuitos de patinação nos parques da cidade, emprestando equipamento para quem não possui (014.00046.2017, com substitutivo 031.00005.2018). Já o grupo de mulheres Quadradinhos de Amor, que reúne as peças de tricô e crochê para compor mantas e cobertores que depois são doados a idosos e pessoas em vulnerabilidade (014.00063.2017), é uma sugestão de Julieta Reis (DEM). Patinação
Desenvolvendo projetos sociais desde 2015, a Federação Paranaense de Patinação já levou a 2 mil pessoas aulões gratuitos do esporte, geralmente realizados aos domingos em diversos pontos da cidade. Professor Silberto (PMDB), autor do projeto, destacou as ações da federação em datas especiais, como a Virada Esportiva, realizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), o Dia das Crianças e o Dia Mundial Sem Carro.

“Investir em esporte é investir em saúde e ocupação”, justificou o vereador, em opinião corroborada por Marcos Vieira (PDT). “Todo projeto que envolve os jovens com atividades esportivas é um avanço para a sociedade”, concordou o pedetista. “Sim, porque se está praticando”, emendou o autor, “ele está ampliando as amizades, está livre das drogas”. “É um trabalho [o da Fepp] que precisa ser multiplicado. Eles cedem patins para quem não tem, para aprender o esporte, e estão à disposição para apresentar a modalidade nas escolas”, disse Silberto. Cleildo José da Silva, presidente da entidade, acompanhou a votação em plenário.

Felipe Braga Côrtes (PSD) e Mauro Ignácio (PSB) debateram brevemente a recuperação dos espaços de patinação do parque Barigui. O primeiro sugeriu que a pista de aeromodelismo poderia ser usada também para a prática de patinação, ao que Ignácio adiantou ter destinado emenda parlamentar no orçamento deste ano com este objetivo. “Foram R$ 110 mil, numa emenda que vai servir para a reforma da pista de patins. Estive ontem na Smelj, [a obra] já foi orçada e agora é aguardar a licitação. A iluminação da área já está em execução”, disse Mauro Ignácio, que brincou dizendo que patinaria lá também.

Mantas e cobertores
A Associação Beneficente Quadradinhos do Amor (Abamor) receberá a utilidade pública pelo duplo trabalho social que realiza, conforme explicou a autora da proposição, Julieta Reis. Primeiro, o grupo de mulheres recolhe doações de tecidos e outros materiais, destinando-os a voluntárias que cozem quadrados de tricô e crochê. Esses “quadradinhos do amor” depois são juntados, formando mantas e cobertores que serão doados a outras pessoas. “Além do trabalho artesanal, que dá dignidade e sentido à vida das pessoas, tem também a promoção da solidariedade”, apontou a vereadora.

“São pessoas anônimas que fazem a diferença”, elogiaram Ezequias Barros (PRP) e Maria Manfron (PP), depois de Julieta Reis relatar que a Abamor já mantém uma parceria com a Fundação de Assistência Social (FAS) para o desenvolvimento de suas atividades. Ambas as proposições retornam à pauta da Câmara Municipal de Curitiba nesta quarta-feira (14), para análise em segundo turno.

Link referente aos projetos da Fepp:

https://www.instagram.com/fepppatinacao

https://www.facebook.com/fepppatinacao

A FEDERAÇÃO “FEPP”

 

Segunda votação
Aprovada na véspera, a proposta de Thiago Ferro (PSDB) para criação da campanha Julho Azul, de enfrentamento ao tráfico de pessoas (005.00267.2017), foi confirmada pelo plenário, em segundo turno, com 29 votos favoráveis. Também foram ratificadas a homenagem a Isabel Dittrich (009.00035.2017), sugerida por Ezequias Barros; e a declaração de utilidade pública para a Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Ernani Vidal (014.00001.2017), protocolada por Helio Wirbiski (PPS). As três matérias seguem para a sanção do prefeito Rafael Greca.

Texto: José Lazaro Jr.
Revisão: Pedritta Marihá Garcia
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *